1676985530093

Distribuição de correntes em cabos para-raios (EHS e OPGW) de LT aéreas de 500 kV

Em linhas de transmissão aéreas um dos dimensionamentos a serem realizados são os dos cabos para-raios devido a solicitações de faltas fase-terra. Em LT acima de 230 kV são aplicados 2 cabos para-raios, sendo geralmente um deles para comunicação como o OPGW e o outro uma cordoalha de aço.

No gráfico abaixo é apresentado as distribuições de correntes monofásicas no cabo OPGW e no 3/8″ EHS, num trecho de 29 km de uma LT, circuito simples 500 kV, com dois cabos para-raios.

Nos primeiros 8 km há uma modificação das seções dos para-raios, que faz com que haja uma modificação em todas as distribuições de correntes ao longo deste, além de que o OPGW devido sua maior condutividade elétrica, drena uma parcela maior da corrente de curto-circuito ao longo do comprimento da LT.

Esses comportamentos variam de acordo com o comprimento da LT, quantidades de LTs nas subestações, disposição física dos condutores, tipos de condutores para-raios e suas respectivas contribuições de curto-circuito monofásicos.

Autor: Wagner Costa

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *