CALIBRAÇÃO DE RELÉS DE PROTEÇÃO

A calibração e testes dos relés tem por objetivo verificar os tempos de atuação das funções de proteção dos relés através da injeção de corrente simulando situações de falhas. Esse serviço dá garantia que o dispositivo de proteção está ajustado corretamente com a verificação dos tempos estimados pelo estudo de seletividade.

Através de um equipamento de testes com uma fonte de corrente e tensão, simula-se no relé situações de defeito no sistema com a injeção de corrente secundário no mesmo, como: sobrecargas, curto circuitos trifásicos, monofásicos, sobretensões, subtensões, desequilíbrios de fase, direcionalidade, diferencial entre outras.

Como resultado deste serviço, será apresentado um relatório contendo:

 

    • Resultados dos testes;
    • Corrente injetada no relé e tempo de atuação do relé;
    • Tensão injetada no relé e tempo de atuação do relé;
    • Recomendações;
    • Conclusões.

DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS DE RELÉS DE PROTEÇÃO

A definição dos parâmetros dos relés tem como objetivo apresentar os ajustes definidos pelo estudo de seletividade nos moldes específicos de cada tipo de relé que faz parte do escopo. O estudo de seletividade apresenta os ajustes necessários para serem implantados nos relés de proteção. Estes ajustes são inseridos de forma diferente para cada tipo e fabricante de relé. Com isso, é de fundamental importância definir cada parâmetro do relé com base no estudo de seletividade.

Como resultados serão apresentados todos os parâmetros de ajustes de proteção necessários para cada relé definido no estudo de seletividade fornecido. A definição dos parâmetros, códigos necessários e valores que deverão ser implantados nos relés serão fornecidos em um planilhamento por relé ou em um arquivo eletrônico no formato do software do relé, quando disponível.